top of page
PROFESSORES DA 16a EDIÇÃO DO CONGRESSO

Em 2024, o Congresso Internacional de Jazz Dance apresenta 3 diferentes programas de aulas. Com:

Courtney.jpeg

Courtney Ortiz vem direto de NY para o Brasil com exclusividade para o Congresso de Jazz Dance para ministrar aulas nos programas: Unique e Plus. Ela bailarina, professora, educadora, coreógrafa e jurada de dança.
Vencedora do prêmio YoungARTS, sua carreira profissional de dança e professora permitiu que ela viajasse pelo mundo, com destaque para: a 1ª turnê nacional de Finding Neverland com coreografia de Mia Michels, In The Heights de Lin Manuel Miranda e ela foi uma das Rockettes, do The Radio City, no Christmas Spectacular apresentando The Rockettes. E para aumentar a lista: ela também esteve junto ao time da 100ª Temporada do The Muny, no projeto Jerome Robbins, pode ser vista na série sucesso "Fosse/Verdon", onde ela foi a dublê de Young Bob Fosse e integrou o elenco da turnê internacional de West Side Story.
Atualmente, Courtney faz parte do corpo docente da REVEL Dance Convention, onde da aulas de jazz, além de ministrar aulas na Steps on Broadway e Broadway Dance Center. Ela tem um podcast super popular chamado Making The Impact - A Dance Competition Podcast. Foi jurada do programa Dance Moms, entre outras.

Billy.jpeg

Billy Griffin é coreógrafo e educador de dança baseado em Nova York com um BFA da NYU/Tisch School Of The Arts.
Os créditos de coreografia incluem o circuito Off-Broadway e o National Tour of Friends! The Musical Parody, bem como trabalhos para o Hudson Valley Dance Festival, apresentando o vencedor de So You Think You Can Dance, Ricky Ubeda, The Red Bucket Follies para BC/EFA, The Drama League Gala (em homenagem a Steve Martin), Hershey Park , Issac Mizrahi para QVC, The Miss America Organization, The National YoungArts Foundation, New York Musical Festival, The Joffrey Ballet School, CLI Conservatory, Fordham/Ailey, New York University e Pace University, entre outros.
Como artista, Billy participou da Broadway/National Tour Productions de Mary Poppins, White Christmas e Young Frankenstein. Os créditos de Associado/Assistente incluem trabalhos com Joshua Bergasse, Andy Blankenbuhler e Al Blackstone. Billy faz parte do corpo docente da Steps on Broadway e da Broadway Dance Center.

Terri.jpeg

A carreira de Terri Best como bailarina, coreógrafa e professora se estende por quase 40 anos, e ela continua fenomenal. Como bailarina principal da Los Angeles Jazz Dance Company durante a década de 1980, ela se apresentou em palcos nos Estados Unidos e em turnê no Japão. Alguns de seus trabalhos favoritos incluem Dear White People (Netflix), Penny Dreadful: City of Angels (Showtime), Haim's 'Little of Your Love' e St. coreógrafo) e The Dolly Parton & Kenny Rogers Christmas Special (NBC). Ela foi homenageada com o Prêmio Stanley Holden de Ensino Distinto de 2008, concedido por Edward Villella. Como membro do corpo docente da EDGE Performing Arts Center - de Los Angeles - por 28 anos, ela foi parte integrante do renomado programa de bolsas EDGE, treinando e preparando literalmente centenas de dançarinos para carreiras profissionais. Seus alunos podem ser vistos dançando em todas as áreas da indústria: no cinema, TV, vídeos, comerciais, turnês, Broadway e em companhias de dança ao redor do mundo. Terri também deu aulas na Broadway Dance Center e na Peridance em Nova York e conduz master classes e workshops em estúdios nos Estados Unidos e no exterior. Em 2008, Terri fundou sua própria companhia, Terri Best Dance, que recebeu o Prêmio Lester Horton de Melhor Realização em Desempenho. A companhia se apresentou com aclamação da crítica em teatros e festivais em todo o sul da Califórnia. O L.A. Times disse: “Emocionante, com um crescente senso de promessa”. Uma de suas obras foi encomendada pela L.A. Contemporary Dance Company, e ela foi homenageada com um prêmio de finalista por quatro vezes no programa "Dance Under the Stars Choreography".

Dana Moore.jpeg

Conhecida como uma lenda do teatro musical americano, há mais de 40 anos, Dana Moore é outro nome que vem com exclusividade ao Congresso de Jazz Dance 2024 para ministrar aulas nos 3 programas: Unique, Plus e Beginners. Dana é uma mestre do legado de trabalho de Fosse, sancionada pelo Verdon Fosse Legacy. Ela ensinou o estilo Fosse e reconstruiu obras deste ícone em todo o mundo - notavelmente ao lado de Ann Reinking para o Royal Danish Ballet - e em Nova York, a minissérie FX FOSSE/VERDON, onde ela preparou Michelle Williams e Sam Rockwell, bem como reconstruiu o icônico número BIG SPENDER da versão cinematográfica de Sweet Charity. Ela foi bailarina do Fosse e trabalhou ao lado dele em DANCIN '(Trumpet Solo) e no renascimento de Sweet Charity (Rich Man's Frug, The Ponytail Girl). Como se não parasse por aí: Outros grandes nomes da Broadway com quem Moore trabalhou são Michael Bennett e Bob Avian em obras como A Chorus Line e The Will Rogers Follies, trabalhou com Donald Sadler e Peter Martins em On Your Toes, com Gwen Verdon e Ann Reinking em Fosse e com Ann Reinking e Walter Bobbie em Chicago. Dana é professora do Marymount Manhattan College (Programa BFA de Teatro Musical) e professor convidado da BDC, Ailey, MMAC, PACE University, The Neighborhood Playhouse e Jacob's Pillow. Desde 2003, Dana ensina Classic Theatre Jazz na Steps on Broadway. Com base em sua vasta experiência no mundo do Teatro Musical, ela fará você dançar uma ampla variedade de estilos coreográficos.

Raza.jpeg

Raza Ramadi nasceu na Tunísia, mas tem um coração francês. Raza Hammadi é o nosso novo professor anunciado, que estará nos programas plus e Beginners. Ele fez toda sua formação Matt Mattox School e logo se tornou o professor assistente deste grande mestre do jazz. Ele foi um dos primeiros professores de jazz a ser convidado para a Escola Maurice Béjart e para ministrar vários cursos internacionais. Bailarino e coreógrafo, assumiu em Paris a direção artística da companhia Ballet Jazz Art em 1981 e seguiu a carreira de professor na França e no exterior.
Paralelamente às criações da sua própria companhia, tem sido regularmente convidado desde 1990 para a produção ou reprodução de obras de companhias estrangeiras como na: L'Opéra de Budapest, Ballet de l'Opéra de Goteborg, Ballet National de Tunisie, Ballet de l'Opéra de Nápoles, La Compagnie Carte Blanche en Norvège, Budapest Dance Theatre, La compagnie Ismaël Aboudou – île de la Réunion, La Compagnie Sphinx de Vienne en Autriche, La Compagnie Isadora de Bologne.
Desde abril de 2011, dois trechos do repertório da Compagnie Ballet Jazz Art foram escolhidos pelo Ministério da Cultura como parte das avaliações da variação do EAT na categoria jazz - um trecho da peça «Les Soeurs Brontë» para a variação jazz masculina e «Double Fats» para a variação feminina. Desde 2013, sua criação "Le sacre du Printemps", integra o repertório do do Budapest Dance Theatre e do Ballet Jazz Art.

Malaya.jpeg

O movimento lírico e jazz clássico de Malaya - que chega para aulas nos programas Plus e Beginners - é favorecido por sua transições, técnica, e seu uso expansivo do espaço e conexão com a música. Juntamente com uma ênfase na técnica, musicalidade e consciência da forma, ela também é apaixonada por fazer com que os bailarinos se conectem sua voz interior. Suas aulas são um ambiente perfeito para todos que desejam de um lugar para alimentar consistentemente sua paixão pela dança.
Além de ministrar masterclasses, ela também cria obras para diferentes grupos e companhias, em países como Suíça, Itália, Canadá, Alemanha, Suécia, Noruega, Nova Zelândia, Austrália, Coréia e Japão. Algumas das suas coreografias e créditos
incluem muitos shows em Los Angeles, no Houston Metropolitan Dance Company, Grossmont College, na UCLA, na Loyola Marymount, na Universidade de Oklahoma, Allan Hancock College, Santa Rosa Junior College, Balletakademien Estocolmo e
Göteborg, Commonality Dance Company, Hussian College, entre outros.
Entre as aparições em vídeo, televisão e longa-metragem ela pode ser vista em Batman & Robin com George Clooney, em um videoclipe do Prince, assim como A New Day in Las Vegas, de Celine Dion.

katia.jpeg

Katia Barros é diretora, coreógrafa e intérprete ela é atualmente é diretora coreográfica do programa The Masked Singer Brasil, na Rede Globo, assina a coreografia do musical "Uma Linda Mulher", com produção da IMM e Stephanie Mayorkis - estreia para 1 de setembro - e direção de Fred Hanson e também da concepção do musical "Tarsila, A Brasileira", uma produção de Claudia Raia com direção de Zé Possi Neto. Ela tem no teatro musical uma carreira consolidada e contemplada com os prêmios Imprensa Digital 2017, Broadway Word Brasil e Reverência 2018 pela coreografia do Musical "Cantando na Chuva", dirigido e criado no Brasil por Fred Hanson, Prêmio Bibi Ferreira de melhor coreografia com "O Homem de La Mancha" e "Annie o Musical", dirigidos por Miguel Falabella. Coreografou "Sunset Boulevard" (2019) e "O Médico e o Monstro", ambos dirigidos por Fred Hanson, além de "A Madrinha Embriagada", com direção de Miguel Falabella. Dirigiu a remontagem de "Chaplin" (2018) da Raia Produções. Foi diretora de movimento do espetáculo "Vingança" escrito pela premiada Ana Toledo com direção de André Dias. Fez a direção de movimento e coreografias de "O Bem Amado Musicado", com direção de Ricardo Grasson, e as coreografias de "O Pequeno Príncipe Musical", entre outros. Assina a co-direção e coreografia do espetáculo "Conserto para Dois", com Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello ganhador do prêmio Bibi Ferreira de 2022 de melhor musical brasileiro. No segmento de shows, fez a direção de movimento e coreografia do DVD "Meu Lugar" da cantora Anitta. Foi coreógrafa da turnê "Nossa História", de Sandy & Júnior e do Programa Dancing Brasil, temporada 5, da Record. Como intérprete, esteve nas grandes montagens de musicais da Broadway no Brasil, como "Cabaret", "Miss Saigon", "Chicago", "Sweet Charity", "A Bela e a Fera", "Vitor ou Vitória".

Jhean.jpeg

Jhean Allex estará conosco nos programas Plus e Beginners, para masterclasses especiais! Bailarino, professor, coreógrafo e ator. Sob direção de Roseli Rodrigues viveu o fortalecimento do Jazz no país. Hoje é uma das referências na modalidade. Foi dele a assinatura de remontagens oficiais do repertório criado e deixado por Roseli Rodrigues, como “Novos Ventos”, interpretado pelo Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Além da Raça Cia. de Dança integrou outras cias de dança no Brasil como: Ballet do Theatro Municipal de Niterói, a Cia. Tapias e na Europa, a Cia Nacional di Madrid. Atua como professor e coreógrafo nas principais escolas de São Paulo, e também é criador do projeto Contexto Cia. de Dança , onde desempenha o processo de criação de cia. e curso .
Suas habilidades o levaram aos palcos do Teatro Musical, em obras como “Vitor ou Vitória”, “Cats”, “New York, New York”, “Fame”, “O Mágico de Oz”, entre outros. E também nos balés em shows de grandes nomes da música brasileira, como “Zezé de Camargo & Luciano”, “Chitãozinho & Xororó”, “Wanessa Camargo”, “Edson e Hudson” e “Daniel”.
Atuou na formação de profissionais no “Projeto SESI – Formação Para Teatro Musical”, na disciplina Preparação Corporal Para Atores, Cantores e Bailarinos. Participa de Festivais como Professor de Workshops e/ou Jurado em bancas competitivas ou comentadas.
Cruzou fronteiras na América Latina com workshops de dança na Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Espanha, Portugal, Itália e França. Compõem seu portfólio inúmeros prêmios e títulos, entre eles o de Bailarino Revelação no Prêmio APCA ;1º Competicion Internacional de Danza de Madrid (2000). Foi premiado como melhor coreógrafo do Festival de Dança de Joinville, o que lhe permitiu marcar presença na Bienal Internacional de Dança de Lyon (França) como convidado especial.

Vivien.jpeg

Coreógrafa, professora e diretora do Espaço Vivien Fortes, ela coreografou shows de grandes personalidades da música, como Sandy e Júnior,Daniel, Paula Fernandes e
Claudia Leitte. Além de programas como Criança Esperança e Show da Virada da TV Globo e também temporadas dos programas Dancing Brasil e The Four da Rede Record. No Espaço Vivien Fortes, tem mais de 30 espetáculos sob sua direção. Para o teatro musical assina as coreografias de Madagascar.Coreografou e dirigiu os movimentos do Disney In Concert.

Erika.jpeg

Erika Novachi é professora e coreógrafa de lyrical jazz. Diretora artística da Galpão 1, é formada em Educação Física e atuou em companhias profissionais como o Grupo Raça, com direção de Roseli Rodrigues e Companhia Profissão Dançar (com direção de Rose Calheiros). Foi Secretária de Cultura da cidade Indaiatuba de 1997 a 2018.  Ministra materclasses e residências de lyrical jazz no Brasil e no exterior, com passagens como professora convidada pela na Broadway Dance Center, em Nova York (2017), pela Crossroads of Arts, em Los Angeles, Califórnia (2018) e pela West London University, na SA Dança, em Londres, Inglaterra (2018). Entre 2010 e 2014 foi professora de Lyrical Jazz, no Festival de Dança de Joinville onde também foi jurada do gênero. Entre suas últimas criações destacam-se: um trecho de Concerto Berstein 100 (2018) para a São Paulo Companhia de Dança e "Music, Body and Soul" (2021) para a Raça Cia de Dança dentro do Projeto Raça por Elas. Em 2021 ministrou uma residência de aulas de Lyrical Jazz na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e também no Summer e no Winter da Royal Academy of Dance Brasil.
Neste ano de 2023 faz parte da Consultoria de Formação do 40° Festival de Dança de Joinville e também junto com Cássia Navas e Enoque Santos foi Curadora do eixo de Estensão Cultural da São Paulo Escola de Dança. É uma das diretoras e organizadoras do Congresso Internacional de Jazz Dance no Brasil, criado em 2009.

Marcela.jpeg

Marcela Benvegnu é jornalista, pesquisadora de dança e gestora. É Superintendente de Desenvolvimento Institucional da Associação Pró-Dança, que é a instituição gestora da São Paulo Companhia de Dança e da São Paulo Escola de Dança. É master em Mídia, Comunicação e Negócios pela University of California (USA, 2017), foi bolsista do programa de mentoria executiva da Harvard Business School (USA, 2019). É mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC (crítica de dança) e pós-graduada em Estudos Contemporâneos em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi bolsista da pós-graduação em Gestão de Negócios do Business Behavior Institute, de Chicago, um programa de gestão de negócios com foco em competências comportamentais.
Foi coordenadora de Educativo e Comunicação (2009-2017) e de Registro e Memória, da São Paulo Companhia de Dança e consultora (2021). Atua como jurada, palestrante, crítica e jornalista convidada em eventos no Brasil e exterior. Já ministrou palestras na Broadway Dance Center, em Nova York (2009), na Crossroads of Arts, em Los Angeles, 2017), na West London University, em Londres (2018), no Encludança, em Portugal (2023).
É codiretora do Congresso Internacional de Jazz Dance no Brasil desde 2009. Foi diretora executiva/artística da Bloch Brasil (2019/2020). É professora do curso de Pós-Graduação em Dança e Consciência Corporal na Universidade Estácio de Sá e USC. Dirige a MB - Gestão de Imagem e Comunicação para a Dança, assinando estratégias, conteúdos e experiências para nomes da dança.

bottom of page