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PROFESSORES DA 17a EDIÇÃO DO CONGRESSO

Em 2025, o Congresso Internacional de Jazz Dance apresenta 3 diferentes programas de aulas. Com:

Dollie Henry: Artista, coreógrafa, diretora, educadora com uma carreira de mais de 45 anos no jazz dance. Aos 17 ela integrou a The Olivier Briac Dance Company (França) como solista, mais tarde se tornando coreógrafa residente. Aos 19, foi convidada pelo diretor e coreógrafo Dougie Squires para se juntar à The Second Generation, se tornando assistente de direção. Foi orientada nos EUA por coreógrafos de jazz e diretores de teatro negros, incluindo George Faison, Louis Johnson, Charles Augins e Frank Hatchett. A amplitude do seu trabalho criativo varia de papéis principais em produções do West End Theatre, teatro regional, peças, filmes, TV, entre outros. Dirigiu e coreografou diversos trabalhos para a Paul Elliott da E&B Productions, Northern Ballet Theatre, The Bill Louther Company, Jazzxchange Dance Company, entre outros. Em 1996 fundou sua própria Jazz Theatre Company Body of People, também conhecida como BOP, em parceria com o músico de jazz Paul Jenkins. A companhia criou e produziu uma série de produções e foi premiada pelo Arts Council of England. Dollie é autora do livro “The Essential Guide to Jazz Dance” (Crowood Press, 2019) - que cita o nosso Congresso como um dos eventos de jazz mais importantes do mundo. Defensora e voz reconhecida das Black Dance Arts é uma agente de mudança progressiva para a igualdade nos setores de artes cênicas. É consultora de dança do AOLE Welsh Educatiional Board, conselheira artística e de Diversidade do CGO Institute, conselheira do Tired Movement e do Audition Circle. Está no painel do The Black Brithish Theatre Awards e foi nomeada Patrona da The Hammond School, Cheshire e Ignite Dance Theatre Company UK e International Dance Teachers Association (IDTA). Dollie foi indicada para o AWA Dance Charity - Women in Dance Leadership Award 2022 e para o Black British Theatre Awards 2020 e 2021.

Pela primeira vez no Brasil teremos Adrian Lee! Você já deve ter visto o Adrian em alguns espetáculos como no elenco original de “IRIS”, do Cirque du Soleil, no Kodak Theatre, em Los Angeles.... na residência de Shania Twain no Coliseu do Caesar’s Palace, em seu show “Still the One”, dirigido por Raj Kapoor e coreografado por Mandy Moore, em Las Vegas... na série Fosse/Verdon da FX, coreografada por Andy Blankenbuehler, no The Tony Awards... Em Glee, America’s Got Talent, Dancing With the Stars, no MTV Video Music Awards, na série Up Here, do Hulu, coreografada por Sonya Tayeh, entre outros/ Ele, que cresceu nos subúrbios de Chicago e foi um bailarino com presença frequente em competições de dança e dançou para nomes como Andy Blankenbuehler, Al Blackstone, Mandy Moore e Sonya Tayeh. Ele se mudou para Nova York, ele fez parte do elenco de “Wicked”, na Broadway e participou da turnê nacional de “An American in Paris”. Atualmente ele é professor de jazz na Steps on Broadway, em Nova York.

Emily Bufferd - produtora do The Young Choreographer’s Festival, um evento anual de Nova York que apresenta os coreógrafos mais promissores de 18 a 25 anos, descrito pela Dance Spirit Magazine como “A maneira perfeita de se inspirar”, professora de jazz dance na Broadway Dance Center, Steps on Broadway, na Divisão Pré-Profissional da The Steps Academy, no The Ailey Extension, Peridance, The University of Alabama, Jazz on Tap – Atlanta, The Eglevsky Ballet, Joffrey Ballet School, entre outros, estará no Brasil pela primeira vez, exclusivamente para o Congresso de Jazz Dance. Recentemente assinou “Made to Dance in Burning Buildings” apresentado pelo The Public Theater no Joe’s Pub, OnStageBlog.com e foi descrita como “tecnicamente soberba e incrivelmente emotiva”, pela Examiner.com, e “uma demonstração de versatilidade sem igual…” - pelo he DancEnthusiast. Emily foi destaque na Dance Magazine, Dance Teacher, Dance Spirit, Dance Informa, Dance Studio Life, The Dance Podcast, Beyond The Steps, entre outros, além de ter participado do programa de televisão Inside NYC Dance. Ela foi uma escritora colaboradora do blog da Discount Dance Supply, DanceLife, e do blog da Apolla Performance, The Muse. Emily atuou como curadora do Dumbo Dance Festival/Wave Rising Series/SoloDuo Festival (2010-2024), apresentadora convidada do Hatch Presenting Series no The Works Studio e é ex-coprodutora do APAP na Peridance. Ela já se apresentou no Teatro Galileo (Espanha), Carnegie Hall, The Kravis Center, Lincoln Center e participou do documentário “The 20Something Project”, entre outros, além de ter ministrado aulas em eventos como First-Act/Paris, Dance Centre Orebro/Suécia, Aurora Dance School/Malásia, Google Headquarters.

A coreógrafa assistente e capitã de dança do Radio City Rockettes estará entre nós! A incrível Danelle Morgan dança com a companhia há mais de 18 anos, não somente no “The Christmas Spectacular”, estrelado pelo Radio City Rockettes, mas também no “New York Spectacular”, sob a direção de Warren Carlyle e no “New York Spectacular”, sob a direção de Mia Michaels. Ela foi a porta-voz do Rockettes, o rosto de várias campanhas impressas e comerciais e uma líder na iniciativa de diversidade da empresa. Apareceu no “A Holiday Spectacular”, do Hallmark Channel, se apresentou com Jennifer Lopez no Saturday Night Live, no TONY Awards, no The Tonight Show Starring Jimmy Fallon, Live with Kelly & Ryan, e no The Today Show. Danelle foi destaque no Wall Street Journal, The New York Times e Town & Country Magazine, entre outros. Formada pelo programa Ailey/Fordham BFA, Danelle apresentou “All That Jazz”, de “Chicago”, em um tributo a Chita Rivera, no Chita Rivera Awards. Apareceu no The Late Show, com Stephen Colbert e reconstruiu as peças “Our Favorite Son”, de Will Rogers Follies para a American Dance Machine, sob a direção de Patti D’Beck e Josh Bergasse; bem como “Big Spender”, para Sweet Charity in Concert, sob a direção de Dana Moore. Ela desempenhou o papel de Marguerita/Swing na turnê europeia de “West Side Story”, indicado ao Laurence Olivier para “Melhor Revival Musical”. Danelle foi a coreógrafa consultora na reformulação da marca Knicks City Dancers em 2022, que atualmente está sob a direção criativa de Fatima Robinson. Ela ministra aulas na Steps on Broadway e Broadway Dance Center, em Nova York e também é instrutora de Pilates.

Jeremy Duvall está de volta ao Congresso Internacional de Jazz Dance. Ele carrega consigo todas as facetas da indústria das artes e do entretenimento como professor, coreógrafo e bailarino. Ele se formou na Escola de Dança e Entretenimento Americana da Universidade de Oklahoma City. Este em cartaz com: “Frozen - Live at the Hyperion” (Sven), “Carrie the Musical” (Los Angeles Theatre-Associate Choreographer), “Spamalot” (Hollywood Bowl), “Billy Elliot” (McCoy/Rigby), “The Jungle Book” (Goodman Theatre/Huntington Theatre-Dance Captain), “Fiddler on the Roof” (Paramount Theatre-Dance Captain), “Wicked” (Chicago e 2ª turnê nacional-Dance Captain/Swing) e vários shows que incluem “42nd Street”, “Children of Eden”, “The Unsinkable Molly Brown” (Michael Tobin), “Evita”, “Singin’ in the Rain (Dance Captain), entre outros. Outros créditos de performance incluem Radio City Christmas Spectacular, Tokyo Disney Sea, Bunheads. Jeremy foi professor adjunto de dança na Pace University e supervisor de espetáculos no RWS Entertainment Group em Nova York. É cofundador de uma convenção de dança em estúdio chamada INDUSTRY XPERIENCE. Ele está atualmente de volta à Oklahoma City Univeristy @oklahomacityuniversity como artista residente e professor de jazz, onde também ensina sapateado e theatre.

Diretamente de Berlim, na Alemanha, a mais brasileira do jazz: Rose Calheiros. Carioca formada pela Escola de Dança Maria Olenewa, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Rose Calheiros trabalhou como bailarina clássica, de shows, televisão. Especializou-se em jazz dance em NY e nos anos 70 se mudou para São Paulo, onde trabalhou como bailarina e coreógrafa. Foi aluna de nomes como Lennie Dale, Marly Tavares, Jo Jo Smith, entre outros ícones da geração. Depois de trabalhar muitos anos com Joyce Kermann abriu a Step’s Espaço de Dança, um importante centro do jazz de São Paulo. Na área de teatro musical fez obras como “Chorus Line”, “West Side Story”, “Evita”, “Cabaret”, no Brasil e na Alemanha. Em 1991, muda-se para Alemanha, como bailarina no Teatro Nacional de Mannheim, onde atua até 1996. Lá começa sua carreira na área de ópera como coreógrafa e no mesmo teatro assume a posição de diretora da companhia amadora como professora de clássico, moderno, jazz e coreógrafa. Em 1992 assume a cadeira de professora de Jazz e Musical na Faculdade de Dança Mannheim/Heidelberg. Em 2000 se especializa em Dança Criativa, no método Rudolf Laban. Como coreógrafa/coreógrafa assistente atuou em mais de 50 óperas - Puccini, Verdi, Wagner – e em montagens de musicais como “Anything Goes”, “Crazy for You”, “ Cabaret”, “Evita”, “Drácula”, entre outros. Atualmente trabalha como professora convidada em faculdades na Alemanha para a formação de professores nas áreas de balé clássico, jazz, moderno, contemporâneo e ópera. Atua com projetos coreográficos (criativos e educativos) com a Orquestra Filarmônica de Berlin. Trabalha com crianças com deficiências mentais e físicas e Dança para pacientes com Parkinson (PD Dance). É coreógrafa da ópera/opereta “Orfeu no Inferno” e “A Viúva Alegre” (2023/2024) em Bremerhafen, entre outras.

Pela primeira vez no Congresso: Sol Ferreira! Mestranda em artes da cena, ela é professora de Estudos e Práticas Corporais na graduação da Escola Superior de Artes Celia Helena. Desenvolve um trabalho de pesquisa, resgate e divulgação da cultura afro diaspórica que evidencia a força da nossa identidade cultural, permitindo assim um intercâmbio entre matrizes africanas no Brasil e suas vertentes. É diretora da Cia. Tribo, com trabalhos assinados por José Possi Neto, Mark Van Loo, Ulisses Cruz, Chico Espinosa, Anderson Couto, Eduardo Caetano, Ramiro Silveira, Marco Antônio Rodrigues, entre outros. Tem especialização na Cia. Alvin Ailey, em Nova York e em Danceability, em São Paulo. É reconhecida internacionalmente como coreógrafa e dirige diversos espetáculos de dança e teatro, entre eles: “Noite de Reis”, “Terra da Garoa”, “O Curador da Alma”, “Ona Alafiaa”. Assina a direçãoo corporal do Projeto contemplado pela Lei Rouanet – Histórias Pretas.
Ministra aulas no Brasil e exterior, com destaque para workshops em Londres e Áustria. Foi coreógrafa do Troféu Raça Negra 2015 e atuou em espetáculos brasileiros para Rússia, México, Japão, China, Itália e Nigéria. Participa de diversas convenções internacionais como Conferência Internacional Pandora, Fórum Afro Brasil, entre outros. Foi docente convidada na Escola Livre de Dança Negra 2023 e docente dos cursos “Jazz Dance: Que dança é esta?” e “Do Samba as Danças Urbanas”, da Extensão Cultural da São Paulo Escola de Dança, com curadorias de Erika Novachi e Enoque Santos, respectivamente.
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E nessa edição a gente vai entender mais sobre uma protagonista da cena: a iluminação. Como ela "ajuda", "salva", "ilumina", "conta a história", "faz parte da dramaturgia", e muitos outros detalhes, com uma fera da área: Sueli Matsuzaki, que vem para uma aula-residência! Iluminadora cênica, ela está na equipe de iluminação do Theatro Municipal de São Paulo, é coordenadora de iluminação do Balé da Cidade de São Paulo desde 2005 a 2012/2015 até os dias atuais, sendo responsável pela iluminação nas turnês de muitas obras e também pela execução de luz em turnês pela Alemanha, Estados Unidos, Rússia, China, Espanha, Suíça, Austria, Luxemburgo, Sérvia, Bulgária, entre outros. Ela também foi iluminadora da São Paulo Companhia de Dança em 2013 e 2014, fazendo as turnês pela Alemanha, Suíça, Argentina e Uruguai. Formada no CPT/SESC em 1996 no curso de iluminação, trabalhou com grandes diretores teatrais como Antunes Filho, Gerald Thomas, José Possi Neto, Márcio Aurélio, entre outros.

Foi assistente dos iluminadores Davi de Brito e Caetano Vilela.

Fez os desenhos de luz de espetáculos teatrais, pockets óperas,

balés, coros Lírico e Paulistano

Andreja Picon é pós-doutora em Ciências da Reabilitação (Biomecânica da dança), Pós-doutora em Engenharia Elétrica (Controle Postural), Doutora em Fisiopatologia Experimental, Mestre em Biodinâmica do Movimento, Bacharel em Ciências Biológicas, Licenciada em Educação Física e Técnica em Dança, ela é coordenadora pedagógica e palestrante do Grupo de Estudos para Professores de Ballet (GEPB) e do curso de Licenciatura em Educação Física da UNISR. É professora registrada na Royal Academy of Dance - London desde 2011, instituição pela qual completou sua formação como bailarina e é membro desde 1996. Possui formação pedagógica e técnica para a dança (Curso técnico profissionalizando para bailarino). Atua há mais de 25 anos no ensino da dança, tendo participado da formação de inúmeros bailarinos. Atualmente é professora em 4 instituições de ensino de pós-graduação em dança: FMU, UNISANTA, CESUFI E IDE.

Foi professora convidada do Festival de Dança de Joinville, onde ministra cursos teórico-práticos sobre anatomia, iniciação às pontas e balé adulto. Especialista em biomecânica do movimento humano, pesquisa aspectos específicos do balé clássico, tais como: sapatilhas de ponta, “en dehors”, transferência de aprendizagem, coordenação intersegmento, alinhamento técnico, performance e rendimento.

Erika Novachi é professora e coreógrafa de lyrical jazz. Diretora artística da Galpão 1, é formada em Educação Física e teve como grande mestra Rose Calheiros. Foi Secretária de Cultura da cidade Indaiatuba de 1997 a 2018. Ministra materclasses e residências de lyrical jazz no Brasil e no exterior, com passagens como professora convidada pela na Broadway Dance Center, em Nova York (2017), pela Crossroads of Arts, em Los Angeles, Califórnia (2018) e pela West London University, na SA Dança, em Londres, Inglaterra (2018). Entre 2010 e 2014, 2023 e 2024 foi professora de Lyrical Jazz, no Festival de Dança de Joinville onde também foi jurada do gênero. Seu grupo participou como convidado em diversas aberturas do Passo de Arte Grand Prix nas noites de Jazz. Entre suas últimas criações destacam-se: um trecho de “Concerto Berstein 100” (2018) para a São Paulo Companhia de Dança e “Music, Body and Soul” (2021) para a Raça Cia. de Dança dentro do Projeto Raça por Elas. Em 2021 ministrou uma residência de aulas de Lyrical Jazz na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e também no Summer e no Winter da Royal Academy of Dance Brasil. No ano de 2023 fez parte da Consultoria de Formação do 40° Festival de Dança de Joinville e também junto com Cássia Navas e Enoque Santos foi curadora do eixo de Extensão Cultural da São Paulo Escola de Dança (2023 e 2024).  É uma das diretoras e organizadoras do Congresso Internacional de Jazz Dance no Brasil, criado em 2009.

 Marcela Benvegnu é jornalista, pesquisadora de dança e gestora. Marcela é Superintendente de Desenvolvimento Institucional da São Paulo Companhia de Dança e da São Paulo Escola de Dança. É master em Mídia, Comunicação e Negócios pela University of California (USA, 2017) e foi bolsista do programa de mentoria executiva da Harvard Business School (USA, 2019). É mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC (crítica de dança), pós-graduada em Estudos Contemporâneos em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e em Gestão de Negócios – Competências Comportamentais, pelo Business Behavior Institute, de Chicago. Atualmente faz formação em psicanálise clínica pela Sociedade Brasileira de Psicanálise. Foi coordenadora de Educativo e Comunicação (2009-2017) e de Registro e Memória, da São Paulo Companhia de Dança e consultora (2021). Atua como jurada, palestrante, crítica e jornalista convidada em eventos no Brasil e exterior. Já ministrou palestras na Broadway Dance Center, em Nova York; na Crossroads of Arts, em Los Angeles; na West London University, em Londres; no Encludança, em Portugal. É codiretora do Congresso Internacional de Jazz Dance no Brasil desde 2009. Foi curadora do evento de 35 anos, do Festidança e assina a curadoria de espetáculos da Mostra Internacional de Dança de São Paulo (MID-SP, 2024). Foi professora do curso de Pós-Graduação em Dança e Consciência Corporal na Universidade Estácio de Sá e USC. É autora de diversas publicações na área de dança e coorganizadora do livro “São Paulo Companhia de Dança: 15 anos” (Ed. Martins Fontes/2024). Dirige a MB – Gestão de Imagem e Comunicação para a Dança.
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